Câmara aprova em 1° discussão projeto da Vereadora Débora Camilo (PSOL) de distribuição de absorventes
VITÓRIA! O PL 53/2021 que prevê a DISTRIBUIÇÃO DE ABSORVENTES nas escolas, órgãos de saúde e assistência do município, foi APROVADO em 1° discussão!
Para ser implementado, o projeto precisa ser aprovado em 2° discussão na Câmara dos Vereadores e depois pelo Prefeito. A Luta Continua!
A aprovação desse projeto é de suma importância para as pessoas que menstruam na nossa cidade. Apesar do veto de Bolsonaro, projetos semelhantes já foram aprovados em 10 estados e está tramitando em outros.
A pobreza menstrual ainda é um problema sério no nosso país, que conta com 50% de pessoas em vulnerabilidade que já tiveram que substituir absorventes por outros materiais, por não ter como adquirir produtos adequados de higiene menstrual.
38% das pessoas matriculadas nas escolas não tem acesso a pelo menos um desses itens: banheiro, papel higiênico, pia ou sabão.
Um item básico de saúde da população ainda é um luxo para maioria das pessoas, obrigadas a escolher entre comer ou comprar um absorvente.
Queremos agradecer o empenho de todas e todos, aqui na da Câmara Municipal de Santos, para aperfeiçoar nosso projeto pelas comissões permanentes e pelas servidoras que reconheceram a importância dessa política e atuaram em conjunto para tornar a dignidade menstrual uma realidade na nossa cidade. Assim como cada militante que coontribuiu nessa luta!
#DéboraCamilo #DéboraPSOL #DéboraNaCâmara #DignidadeMenstrual #PobrezaMenstrual #Absorventes