Débora Camilo propõe implementação periódica de exame para diagnóstico de Câncer, o Marcador Tumoral (CA 19-9)

Débora Camilo propõe implementação periódica de exame para diagnóstico de Câncer, o Marcador Tumoral (CA 19-9)

A Vereadora Débora camilo propôs ao Executivo a realização de um estudo para inclusão periódica do exame de Marcador Tumoral (CA 19-9) para diagnóstico de canceres e outras doenças cujo tratamento precoce aumenta consideravelmente as possibilidades de cura e qualidade de vida de pacientes.

O Município tem uma enorme demanda de saúde, com muitos casos, infelizmente, de diagnósticos tardios, que fazem com que os tratamentos sejam iniciados quando algumas doenças já estão em estágios avançados. O risco do diagnóstico tardio pode ocasionar a morte de pacientes, além de congestionar ainda mais o sistema de saúde.

O CA 19-9 é uma proteína liberada pelas células em alguns tipos de tumor e, por isso é usado para auxiliar no diagnóstico de alguns tipos de câncer, como câncer de pâncreas, fígado, vesícula biliar ou câncer colorretal, uma vez que pode ter níveis elevados nessas condições.

Além disso, os níveis do marcador tumoral CA 19-9 também podem indicar outras doenças não relacionadas à câncer, como pancreatite, pedra na vesícula biliar, cirrose do fígado ou fibrose cística, por exemplo.

O exame de CA 19-9 é simples e feito a partir da coleta de uma amostra de sangue que é analisada no laboratório, e os resultados devem ser interpretados pelo oncologista.

Seguimos na luta por uma saúde pública de qualidade!