NOTA SOBRE A ACUSAÇÃO DA DEPUTADA FEDERAL ROSANA VALLE

NOTA SOBRE A ACUSAÇÃO DA DEPUTADA FEDERAL ROSANA VALLE

Fizemos uma publicação em nossas redes sociais denunciando o voto de Rosana Valle em favor de um requerimento de urgência para a tramitação do projeto de lei (PL) 191/2020, que autoriza mineração em terras indígenas.

Rosana Valle, a bolsonarista de carteirinha, nos acusa de “fake news” e mente para os seus seguidores.

A disseminação de informações falsas e negacionismo em nosso País têm sido práticas do presidente apoiado por Rosana Valle e seus aliados, não minha ou do partido o qual faço parte, o PSOL.

Não dissemos, em momento nenhum, que o projeto foi votado. Publicamos estritamente a verdade: seu voto por um requerimento de urgência.

Votar pela urgência significa que o projeto vai pular vários trâmites necessários, como os debates nas comissões específicas que tratam desse importante tema.

O voto de Rosana Valle contrariou o que queriam os ambientalistas, os povos indígenas, os ativistas de direitos humanos, os artistas que protestaram em Brasília e todo o povo realmente comprometido com a causa ambiental. O voto de Rosana contrariou inclusive a orientação do seu próprio partido, o PSB, e da oposição a Bolsonaro e sua política de morte.

O que a pressão popular conseguiu foi garantir que o projeto não fosse votado diretamente após a aprovação do requerimento de urgência e passasse por um Grupo de Trabalho que será formado por indicações, sendo 7 da oposição e 13 da base aliada do governo. Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, deixou claro: se quisesse, poderia colocar o projeto em votação após a aprovação do requerimento de urgência que Rosana Valle ajudou a aprovar.

Portanto deputada, não tem fake news. Trabalhamos com a verdade e o compromisso com a defesa da natureza.

Seguiremos denunciando a rendição completa à política bolsonarista de Rosana Valle e todos os ataques aos direitos do povo brasileiro.

Esperamos que pressão popular, organizada pelos povos indígenas e nós que os apoiamos, faça com que da próxima vez você vote em defesa dos interesses da maioria dos brasileiros e brasileiras.

Santos - São Paulo
12 de Março de 2022
Vereadora Débora Camilo (PSOL)