Débora Camilo | Deputada Federal 5055

Débora Camilo é candidata à Deputada Federal pelo PSOL

Mulher negra, advogada e militante do PSOL e do MTST. Coordenadora de Cultura e Cidadania do Projeto Educafro-Valongo, preside a Comissão da Igualdade Racial OAB/Santos.

  • [Saúde - Lutar Pelo Sistema Público de Saúde!]
    http://expressaosergipana.com.br/o-direito-saude-e-privatizacao-do-sus/
    Início | Propostas | SAÚDE

    Saúde - Lutar Pelo Sistema Público de Saúde!

    O povo brasileiro adoece de maneira profundamente desigual, apesar da garantia constitucional de ser a saúde um direito de todos e todas e dever do Estado. A classe social, o acesso ao trabalho, à moradia, à alimentação, à educação, aos serviços públicos e a direitos sociais são determinantes no seu processo de adoecimento.

    Entendemos que a crise da saúde no país decorre da mercantilização do sistema de saúde brasileiro aprofundada na última década. O modelo privado de prestação do cuidado gera grandes iniquidades e é ineficiente na produção de saúde, segmenta a assistência, prioriza a população mais saudável, deixa expostos grupos de risco como idosos e pacientes com câncer, depende da restrição de cobertura e acesso para aumentar sua lucratividade e é incapaz de dar resposta à determinação social da saúde da população. Além disso, concorre com o SUS, empurra os casos mais graves para o setor público e tem custos crescentes, não cumprindo seu papel complementar previsto na Constituição.


    Grande parte da população que usa planos de saúde paga caro, tem cobertura restrita e de baixa qualidade e sofre com reajustes abusivos. Capturada por interesses econômicos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar se coloca contra o interesse público e atua em nome do lucro dos grandes grupos privados de saúde, das multinacionais e de investidores do mercado financeiro.

    Não queremos um SUS apenas para os mais pobres. Nossa proposta é radicalizar a universalização do acesso a ações e serviços públicos de saúde através do SUS, garantindo a integralidade e a equidade. Queremos investir no sistema público para que atenda com qualidade a todos os brasileiros, inclusive aqueles que hoje sofrem, reféns dos planos de saúde.

    Além disso, do ponto de vista da Baixada Santista e Vale do Ribeira atuaremos no fortalecimento da integração entre SUS, UBS e Saúde comunitária.  

    1. Aumentar o financiamento federal na saúde de 1,7% para 3% do PIB;

    2. Expandir e fortalecer a rede pública na atenção primária, secundária e terciária e na provisão de medicamentos;

    3. Desprivatizar o SUS e regulamentar o mercado da Saúde;

    4. Desengavetar a CPI dos Planos de Saúde;

    5. Fortalecimento das Redes locais de Saúde Comunitária;

    6. Fortalecimento e Expansão da Rede Pública de Saúde Mental; 

     

     

    Rodapé

    [Boulos Presidente 50]
    Lisete Arelaro Governadora - Vice Maurício 50 | Senadora Silvia Ferraro 500 | Senador Daniel Cara 505
    PSOL | PCB | VAMOS
    [Voltar ao topo]