Débora Camilo propõe fim da escala 6x1 para os motoristas de ônibus municipal de Santos

Débora Camilo propõe fim da escala 6x1 para os motoristas de ônibus municipal de Santos

Apresentamos um Projeto de Lei para que empresas de ônibus passem a adotar o regime 5x2 (cinco dias de trabalho por dois dias de folga) para os motoristas do sistema de transporte coletivo da cidade de Santos, claro, sem redução salarial.

Este projeto surge a partir das demandas e reivindicações dos trabalhadores, por meio de mecanismos participativos, como a petição pública online do Movimento “Vida Além do Trabalho”, organizado pelo trabalhador e vereador eleito pelo PSOL @rickazzevedo

A atividade do motorista de ônibus é desgastante. Estes profissionais possuem um ambiente público de trabalho, o que lhes deixam expostos a fatores climáticos, condições do trânsito e vias. Estão submetidos às normas da empresa com fiscalizações no que diz respeito ao cumprimento de horários, cuidados com o veículo, relacionamento com passageiros e responsabilidade sobre a vida de quem transporta. É uma profissão onde não se compartilham as decisões a tomar para executar o trabalho com segurança (Battiston, Cruz, & Hoffmann, 2006).

A economista Marilane Teixeira, da UNICAMP, entende que com a adoção da redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, como consequência teríamos o impulsionamento da economia brasileira e a redução de desigualdades, à medida que o aumento do consumo demandaria maior produção de serviços, resultando em mais contratações. Além de garantir mais postos de trabalhos, o que diminuiria os níveis de desemprego no país, para Marilane “Com jornadas menores, quem trabalha vai ter mais tempo para lazer, para os estudos, para a vida pessoal, vão aproveitar melhor o tempo, inclusive consumindo mais. A atividade econômica também melhorará”.

Vamos seguir na luta para assegurar o direito dos motoristas dos ônibus municipais terem direito ao lazer e ao descanso, e para que o projeto da Deputada @hilton_erika seja aprovado em âmbito nacional para que essa escala abusiva de trabalho deixe de existir para todas as trabalhadoras e trabalhadores do país.

Escala 6x1 é DESUMANO!

Baixe o arquivo!