Osmar Golegã é homenageado com a Medalha Bráz Cubas
É uma honra poder prestar essa homenagem a Osmar Golegã com a Medalha de Honra ao Mérito Bráz Cubas.
Esta não é apenas uma celebração individual, mas um ato coletivo com o Comitê Popular de Santos por Memória, Verdade e Justiça, por reparação histórica. Está homenagem reconhece a trajetória de um trabalhador portuário e sindicalista combativo, que enfrentou com coragem tanto a exploração nas docas quanto a violência da ditadura-civil-empresárial-militar.
Preso e torturado no navio Raul Soares, símbolo do terror de Estado, Osmar resistiu sem entregar seus companheiros, pagando um preço alto com tortura, perseguição, desemprego e sofrimento. Sua história expõe também a conivência das Docas de Santos com a repressão aos trabalhadores, mostrando como instituições participaram ativamente da violência contra aqueles que ousaram lutar por um Brasil mais justo.
Esta homenagem é também uma afirmação do papel essencial da classe trabalhadora na construção da democracia. Que a trajetória de Osmar Golegã inspire as novas gerações a manter viva a memória, a verdade e a resistência. Onde houver injustiça, que haja luta. Onde houver silêncio, que se levante a voz da história. Viva Osmar Golegã!
![Débora Camilo [Vereadora do PSOL em Santos]](https://deborapsol.com.br/frontend/img/dc-logo.png)



