APROVADO em 2° discussão Projeto de lei que institui o dia de Tereza de Benguela e da mulher negra!

APROVADO em 2° discussão Projeto de lei que institui o dia de Tereza de Benguela e da mulher negra!

MAIS UM PROJETO APROVADO!

A Câmara Municipal de Santos acaba de aprovar o nosso Projeto de Lei que institui o dia 25 de julho, como dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

O movimento negro, em especial as mulheres negras da nossa região, já em tradição de realizar debates, palestras e atividade neste dia. Ter um dia dedicado à Tereza de Benguela e à mulher negra é uma forma de reconhecer e aprofundar a importância de tantas mulheres na luta por direitos como a liberdade e dignidade. Pessoas que muitas vezes são “apagadas” do relato histórico tradicional, mas que devem servir de exemplos para as gerações, especialmente aquelas empurradas para condições precárias e outras consequências do racismo estrutural.

Tereza de Benguela viveu no século XVIII no Vale do Guaporé, no Mato Grosso. Ela liderou o Quilombo de Quariterê após seu companheiro, José Piolho, ser morto por soldados. Segundo documentos da época, o lugar abrigava mais de 100 pessoas, com aproximadamente 79 negros e 30 índios. O quilombo resistiu da década de 1730 ao final do século. Tereza foi morta após ser capturada por soldados em 1770.

Esse projeto de lei é parte da Agenda Marielle Franco (@institutomariellefranco), um compromisso nosso com a memória, justiça e um programa político de combate as opressões e as desigualdades sociais.

📸 @amarianacaramelo

Baixe o projeto de lei na integra, clicando no icone abaixo!

Baixe o arquivo!