Decreto obriga servidores com comorbidade ao trabalho presencial
A Prefeitura de Santos publicou (31/5) no D.O. um decreto que obriga os servidores vacinados, mesmo com comorbidades comprovadas, a voltarem ao trabalho presencial no próximo dia 14.
O país atravessa um momento delicado rumo à terceira onda da crise do coronavírus, com aumento das contaminações, variantes mais contagiosas e falta de leitos de internação.
Segundo dados publicados pela Prefeitura neste domingo (30) a taxa geral de ocupação dos está em 72%. Entre os leitos de UTI, a ocupação é de 75%. Na rede SUS, a taxa é de 65% e, na rede privada, 87%.
No município apenas 34,8% da população recebeu a primeira dose da vacina.
Pesquisadores apontam que mesmo com as duas doses, nenhuma das vacinas disponíveis evitam de forma integral casos assintomáticos ou moderados da doença, portanto é possível que a transmissão continue, inclusive de novas variantes.
Promover um possível aumento da contaminação em um momento em que caminhamos à terceira onda, e expor os servidores com comorbidades às novas variantes é irresponsável.
Estaremos acompanhando juntamente com os servidores e cobrando a prefeitura para um retorno seguro às atividades presenciais.