Dia do Funk APROVADO
Foi aprovado em 2° discussão o PL construído coletivamente com o movimento ZNO Music, e apresentado pela vereadora Débora Camilo, que institui o Dia do Funk no calendário oficial da cidade no dia 10 de abril.
A data é um marco na história da cidade, que fez grandes contribuições para o funk nacional. O ritmo começou a surgir em Santos no início dos anos 90, sendo pioneiro no estado, e apresentando uma identidade própria.
Em 10 de abril de 2010 começaria um dos momentos mais difíceis que o Funk já viveu. Felipe Wellington da Silva Cruz, o MC Felipe Boladão, teve sua carreira interrompida, no mesmo período que outros artistas também tiveram seus sonhos interrompidos; como o MC Duda do Marapé, MC Primo, MC Careca e muitos outros.
Como o Funk, outros ritmos e manifestações culturais de origem negra e periférica, que hoje são reconhecidos internacionalmente como patrimônios da cultura brasileira, já foram marginalizados e proibidos no país, como é o caso do samba, rap e a capoeira.
O Funk é cultura produzida na periferia e pela periferia, que retrata a desigualdade da cidade que tem a maior favela de palafitas da América Latina.
Reconhecer oficialmente o funk no calendário oficial de Santos é o primeiro passo contra a marginalização e o preconceito.