Setembro Amarelo
Este mês marca o Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio. Infelizmente, os dados apontam um número crescente de suicídios da cidade e um desmonte da Saúde Mental no Município, que já foi referência para o país inteiro.
Além disso, a cidade também possui um elevado índice de suicídios entre idosos, parcela que compõe cerca de 20% da população santista.
No mundo, o suicídio continua sendo uma das principais causas de mortes, superando o HIV, malária, câncer, guerras ou homicídios.
No continente americano, o número aumenta exponencialmente, com aumento de até 17% no último período.
Além dos fatores ambientais conhecidos, a pandemia agravou a situação com perda de emprego, stress financeiro e isolamento social.
No Brasil, o suicídio já é a terceira causa de morte entre jovens. Somam-se ainda fatores como a subnotificação, mormente entre categorias como a dos policiais, com números crescentes, mas onde o suicídio ainda é um tabu.
Os poderes públicos precisam atuar diretamente para evitar que os casos continuem crescendo na cidade e na região, com políticas sérias e perenes de combate ao suicídio.
Protocolamos um requerimento cobrando informações da prefeitura e pedimos a elaboração de dados atualizados sobre suicídios, na cidade, com discriminação por gênero, faixa etária, sexualidade, território, situação econômica financeira e acesso aos serviços básicos de saúde, educação e lazer.